Powered By Blogger

São Luís, Patrimônio Cultural da Humanidade

O Difícil Caminho para Upaon-Açu

# Caminhos de São Luís
.
Os portugueses chegaram em 1500, em solo Brasileiro, afim de dominar e colonizar as terras destinadas a eles pelo Tratado de Tordesilhas (1494).

Mas houve um pequeno pedaço do Brasil, que os portugueses não conseguiram ocupar, a Ilha de Upaon-Açu (Como os índios Tupinambás chamavam São Luís), era mais uma região que os portugueses não conseguiram dominar.

Por isso, em 1532 o Rei resolveu dividir o Brasil em várias áreas entre homens ricos e nobres de Portugal, para conquistar definitivamente essa enorme terra, que chamaram de Brasil. Cada área chamada de Capitania Hereditária.

A capitania do Maranhão, que incluía a Ilha de São Luís, foi entregue ao nobre português João de barros, que financiou as expedições para a terra que ainda não conhecia.


Na primeira expedição, de 1535, foram enviados dez navios com 900 homens, além de cavalos. Mas, algumas embarcações naufragaram nas proximidades da ilha, inviabilizando a continuação desta expedição.

Na segunda, em 1554, com investimentos de outro donatário, vieram três navios e doze caravelas, que também naufragaram nas imediações da ilha.

Outras expedições foram tentadas por terra, mas os portugueses encontraram vários obstáculos, como resistência de índios da região, e desistiram.

Os portugueses ficaram sem colonizar a Ilha Grande, e esta muito tempo sendo habitada somente por índios, até a chegada dos Franceses em Upaon-Açu...

Continua...



Referência
MARTINS, Ananias Alves. São Luís: fundamentos do Patrimônio Cultural – Sec. XVII, XVIII e XIX. São Luís / Ananias Alves Martins. Página: 22. SANLUIZ: 2000.

0 comentários:

Postar um comentário

@CamindeCantaria