# Roteiro da Memória
.

Teve sua pedra fundamental lançada a 10 de Agosto de 1872, e foi solenemente inaugurado a 07 de Setembro de 1873. Todo de mármore branco mede da base ao ápice: 15,5m, dos quais 2,8m são da estátua, cujo pedestal é um estipe estilizado.
Da mão direita estendida para baixo, pende uma coroa de louros: a esquerda, à altura do peito, segura um rolo de papéis; aos pés do poeta, a lira e a máscara. Na base do pedestal, as efígies destes luminares: Odorico Mendes, Sotero dos Reis, João Lisboa e Gomes de Sousa.
O monumento é um trabalho do escultor português Pedro Carlos Quadro dos Reis, executado em Lisboa, nas oficinas de Germano José Sales.
Referência
MORAES, Jomar – 1940. Guia de São Luís do Maranhão / Jomar Moraes. – 2.ed. São Luís: Legenda, 1995. 306 p., Il.
Foto
Google: http://google.com
3 comentários:
Adoro a praça gonçalves dias, beijos
infelismente foi montada errada, se prestarmos atenção o topo da palmeira deveria estar logo abaixo dos pes do poeta, porém por um erro foi colocada antes de uma parte do tronco da palmeira. Mesmo com o erro é belissíma.
Não foi montada errada não. Todo monumento nesta tipologia (Coluna Comemorativa) apresenta este mesmo esquema compositivo. A pequena coluna abaixo da estátua e acima do capitel serve para dar destaque a figura do poeta.
Postar um comentário