
Em 1971 voltou a sua cidade natal, passando a receber toda influência da cultura pernambucana. Em 1975, aos nove anos de idade, pisou pela primeira vez um palco, acompanhando os primos Nadia e Tuca Maia, do Grupo "Alcano", no "Segundo Festival Um Milhão de Amigos". Foi algo inesquecível, que marcou profundamente a vida do pequeno Carlinhos. Desde então, ele não parou mais: apresentou-se como croner de várias bandas de baile do Recife, chegando a fazer uma excursão pelo Nordeste com o Grupo "Estação Central".
E era sempre o artista e seu inseparável violão - que ele sempre tocou de trás pra frente. Também pudera, mesmo sendo canhoto, ele aprendeu a tocar no violão do irmão e por isso mesmo, não podia inverter as cordas. Isso garante uma sonoridade sem igual.
Em 1985, um ano de grande importância para o cantor, um rio torna-se ponto de partida em sua vida: ele fez-se Carlinhos Veloz às margens do Tocantins, uma de suas maiores fontes de inspiração.
Foi no Maranhão que Carlinhos Veloz começou a sua carreira solo como cantor e compositor, vencendo grandes festivais de música da região tocantina. Estava definitivamente traçado o início de sua trajetória em busca de um espaço no cenário da música brasileira.
Carlinhos Veloz compõe as suas letras com mensagens que pairam no ar, como sinais de várias fontes para várias freqüências. Carlinhos escreve o reflexo de suas experiências reais e os sonhos habitados em sua cabeça e das pessoas de quem ele gostaria de ser o porta-voz. É como se Carlinhos Veloz pudesse ser reconhecido por traduzir e interpretar o inconsciente coletivo. Em 1989, Carlinhos Veloz apresenta seu trabalho para todo o Brasil através do programa “Xou da Xuxa”.
Em 1990, o artista mudou-se novamente para o Rio de Janeiro, mas sem esquecer suas raízes, dois anos depois, ele lançou no Maranhão seu primeiro álbum: “Carlinhos Veloz”, trazendo nele um dos maiores sucessos em homenagem à São Luís, “Ilha Bela”, onde diz “que ilha bela, que linda tela conheci com todo molejo, todo chamego coisa de negro que mora ali”. Com tanto sucesso, bateu recordes de vendas no Maranhão, sendo indicado ao “Prêmio Sharp de Música”.

Em 1996, a convite do produtor cultural Fernando Bicudo, estreou como o primeiro vaqueiro da ópera popular "Catirina". Depois, se apresentou ao lado de grandes estrelas da música erudita, como Eduardo Álvares, Ruth Stark e, a prima-dona do Ópera House de Nova York, Aprille Milo, em homenagem ao grande compositor e maestro, no "Tributo a Carlos Gomes".
Em 1997, Carlinhos Veloz participou, ao lado de grandes nomes da MPB, do projeto Pixinguinha, percorrendo várias capitais brasileiras. Um ano depois, apresentou-se na Expo-Brasil, no Carrossel do Louvre, em Paris, na França, na época da copa do mundo, e na Expo 98, em Lisboa, Portugal.
Neste mesmo ano, Carlinhos Veloz pisou o palco do Canecão, no Rio de Janeiro, com o "Baião de 2", um duo formado com o parceiro César Nascimento, em comemorações aos 25 anos de carreira de Alcione, com o show "Celebração". O espetáculo foi como um passaporte para uma série de apresentações em vários estados brasileiros e gerou um CD da dupla.
Nos anos seguintes, Carlinhos percorreu o circuito alternativo do Rio de Janeiro, passando também por São Paulo. Depois seguiu em turnê pelo Nordeste. E em 2001 decidiu morar em Portugal. Voltando no ano seguinte a Pernambuco, onde participou do “Festival de Inverno de Garanhuns.
Depois seguiu pelo país para mostrar seu novo trabalho: “Vibratons”, neste reencontramos o Carlinhos das canções doces, feitas pra se instalarem de maneira definitiva em nossas cabeças e bocas, como é o caso de "Beija-flor", feita para Tom Jobim e "Estrela", uma alusão ao ser a quem ele se refere como "divino inspirador".Nos anos atuais Carlinhos Veloz não deixou de ser um ídolo Maranhense, Pernambucano e Brasileiro, acreditando que a melhor forma de retribuir a Deus o presente de nos ter colocado neste paraíso é sermos felizes, Carlinhos Veloz vai seguindo... Sonhando, por saber que só sonhando se pode acordar para a vida, e cantando, por ser a sua própria vida.
E agora para finalizar um vídeo com um dos maiores hits de Carlinhos Veloz
♪ Ilha Bela ♪
Fonte: Carlinhos Veloz (HomePage): http://www.carlinhosveloz.kit.net/
Fotos: Carlinhos veloz (HomePage): http://www.carlinhosveloz.kit.net/
1 comentários:
ParabePa pela matéria sou grande fã desse cantor inpar!!! Obrigado por me propor essa leitura !
Postar um comentário